terça-feira, 6 de abril de 2010

Entrevista com Afonso Cruz - autor de "Os Livros que Devoraram o Meu Pai"

   Afonso Cruz escreve e, além de ilustrador, realiza filmes de animação – às vezes de publicidade, às vezes de autor –, toca e compõe para a banda de blues/roots “The Soaked Lamb”. Produz a sua própria cerveja e usa chapéu. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países.

   Apesar de muito ocupado, o autor que nos apaixonou com "Os Livros que Devoraram o Meu Pai" arrajou tempo para responder a algumas perguntas colocadas pelo Páginas Desfolhadas!

Páginas Desfolhadas: Como nasce "Os Livros que Devoraram o Meu Pai"?
Afonso Cruz: Nasce de histórias, já que é essa a nossa composição química. Escolhi uns clássicos que, depois de prolongar e alterar os finais, se poderiam enquadrar num enredo sobre o arrependimento e o modo como lidamos com o passado e com os nossos erros. Depois, formalmente, seria necessário ter um embrulho apelativo. Surgiu então a ideia do escriturário que se perde na leitura, partindo de uma expressão idiomática que usei literalmente (ou literariamente). No fundo, esta camada da história é herdeira de Homero. Ulisses também viaja e sucumbe à sua paixão, perdendo-se. Telémaco irá à procura dele, do mesmo modo que eu fiz Elias Bonfim procurar o pai. Não há nada mais moderno do que a Antiguidade.

PD: Se leu a nossa opinião, sabe que apreciámos bastante este seu livro. Fica a ideia que por vezes tenta pintar, utilizando as palavras e a pontuação...,
AC: Li e foi das críticas que mais gostei de ler. Não só por ser francamente positiva, mas pela emoção que faz passar. Até eu fiquei com vontade de ler o livro.

Utilizei, por vezes, alguns jogos visuais ou frases com alguma carga imagética, um pouco como se faz na poesia visual. Na verdade, até é uma pena que as características visuais e estéticas das letras e da escrita não sejam utilizadas com mais frequência. Os árabes muçulmanos têm uma longa tradição do uso ornamental das letras. Por causa da limitação religiosa de representar figuras, acabaram por conseguir coisas espantosas só com os caracteres do seu alfabeto.
De resto, gosto que a leitura possa ser vista, mesmo quando é lida. Uma espécie de cinema só que  com melhores efeitos especiais. Não há 3D que se compare a uma boa metáfora.

PD: Houve algum clássico que desejasse incluir na história mas para o qual já não encontrou espaço?
AC: Vários. Tem de haver um compromisso com o enredo. Se tivesse de escolher um livro do H. G. Wells sem pensar na história que queria contar, escolheria outro. Gosto muito, por exemplo, da abertura de A Máquina do Tempo. Deixei de fora alguns dos meus autores preferidos, como é o caso de Kazantzakis, Saint- Exupéry ou Thomas Mann. E a Odisseia, por exemplo (apesar de ser uma coisa subliminar na história) não faz parte da narrativa. Um dia, se formos parar todos ao mesmo inferno, terei de me desculpar. Tenho a certeza que Kazantzakis leva estas coisas a peito.

PD: A que faixa etária tentou dirigir a sua escrita neste livro?
AC: Tentei escrever uma história que pudesse ser apreciada por adolescentes e adultos. É sempre um desafio complicado, arranjar uma voz que possa ser fruída por idades tão diferentes. Daí a minha opção de escrever uma aventura que pudesse entreter e, ao mesmo tempo conter um tema mais adulto como é a expiação, a culpa e claro, esse abismo sinistro que é, para mim, uma repartição de finanças.

PD: O que podemos esperar, falando de literatura, de Afonso Cruz para o futuro?
AC: Este ano espero ver publicados dois livros: um para a infância (com ilustrações minhas), que será editado pela Caminho, e um romance – de características muito especiais (pelo menos na minha cabeça) - que será editado pela Quetzal.

PD: Escrita, ilustração, filmes de animação, cerveja... Que arte falta a este DaVinci dos tempos modernos?
AC: Acusam-me muitas vezes de ser um homem do Renascimento. Pessoalmente, acho que não estou assim tão mal conservado.
Porque vivo no campo, ando com vontade de plantar um olival muito grande, capaz de me fornecer quantidades incríveis de azeite (talvez um ou dois garrafões de cinco litros para consumo pessoal). Já tenho doze oliveiras (que baptizei com os nomes dos apóstolos), mas, para conseguir o tal garrafão preciso de evangelizar muito mais árvores. Tenho saudades do mecenato do Duque Lodovico Sforza: a rega gota-a-gota não é barata. Também gostaria de fazer queijo, mas, nas redondezas, não me vendem leite cru.

PD: Propomos agora, cruelmente, que opte apenas por uma das actividades a que se dedica. Qual a eleita?
AC:o é cruel. Não hesitaria em escolher a literatura. Gosto muito de tocar ao vivo, de compor, do mesmo modo que também gosto de ilustrar, desenhar e de fazer filmes, mas prefiro escrever. Sem hesitar.

PD: Sabemos que utiliza o Facebook, tem um blogue... Como pode um autor em ascensão explorar as novas tecnologias?
AC: Creio que é, a cada dia que passa, mais importante. Blogues e redes sociais permitem uma exposição que seria impensável há uns anos e dão ao próprio autor a possibilidade de intervir directamente na promoção das suas obras. Abundam exemplos de casos de sucesso que começaram por aparecer em blogues e redes sociais. Espaços como este, como Páginas Desfolhadas, são um grande exemplo de divulgação online. Mesmo quando têm autores como eu a responder.

PD: Onde podemos encontrar um pouco mais da sua obra (literária ou gráfica)?
AC: Tenho um blog que me serve de portefólio: afonso-cruz.blogspot.com
E tenho outro onde vou escrevendo umas coisas: oficinaavapor.blogspot.com
E ainda outro espaço, colectivo, dedicado à minha banda, The Soaked Lamb (que acabaram de lançar o segundo disco): soakedlamb.com

Muito obrigado por todo o tempo dispensado. Esperamos ter oportunidade de ler mais obras da sua autoria, desde as poucas já publicadas às muitas que ainda virão!

3 comentários:

  1. Muitos parabéns por esta entrevista. Quero muito conhecer a parte literária deste senhor, porque a musical é fantástica.

    ResponderEliminar
  2. Esta entrevista foi muita divertida de ler.
    Tenho aqui em casa o novo livro do autor e em breve pretendo lê-lo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Menphis:

    A parte musical ainda não experimentamos, mas o livro transmitiu umas belas melodias!

    Olá Ana:

    Experimenta e diz o que achaste!
    O autor foi muito simpático e extremamente prestável. Ficamos sempre contentes quando conseguimos "entrevistas" deste género!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar