domingo, 6 de maio de 2012

Campos da Morte

Título: Campos da Morte
Autor: Simon Scarrow
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Estamos no ano de 1810. O Visconde Wellington e o Imperador Napoleão conquistaram fama e reputação como comandantes militares brilhantes. Wellington goza ainda de maior fama durante os seus anos em Espanha, mas sabe que o seu derradeiro teste ainda está para vir: enfrentar o poderoso exército de Napoleão. Quando invade a França no ano de 1814, Wellington obtém uma vitória rápida. Enquanto se deixa seduzir por uma estadia em Viena, chegam notícias do regresso triunfante de Napoleão. Este, ambicioso como sempre, inicia uma campanha russa que termina em desastre e é depois derrotado em Leipzig na maior batalha alguma vez travada na Europa. Com o declínio do poder de Napoleão, Wellington quer esmagar o tirano de uma vez por todas - e assim os dois gigantes enfrentam-se uma última vez, em Waterloo…

Opinião:
Finalmente! Finalmente chega o fim das sagas de Napoleão e de Wellington.
"Campos da Morte" é o culminar desta excelente série histórica que me prendeu de forma inapelável a cada volume, por muito volumoso que parecesse. E, neste caso, culminar é mesmo a palavra certa. Começando por Arthur, o Visconde trava uma batalha de paciência para libertar a Península Ibérica dos homens do "tirano corso". Mais do que a táctica individual, o interesse recai em toda a estratégia envolvente durante os 4 anos que durou a campanha. A imaginação de Scarrow ajuda a preencher pormenores negros ou humorísticos sobre os contactos entre os soldados ingleses e os locais.
Já Napoleão luta para manter a sua coroa e os seus terrenos pela Europa fora. O principal palco de drama, e de alguma auto-destruição, é a Rússia, os seus terrenos gelados e escassos em comida. É aí que assistimos ao ainda mais negro lado da guerra, quando emerge ao lado da coragem o desespero. E de uma forma magistral, o autor conta-nos tudo de forma vívida e credível.
Tudo termina em Waterloo, como sabem, em que estes dois grandes estrategas se enfrentam.
Aconselho vivamente a leitura de toda a saga, desde "Jovens Lobos" até "Campos da Morte". Porém, se acharem que o "investimento" será demasiado, este último volume tem material suficiente para ser informativo e para deixar a todos os leitores vontade de saber ainda um pouco mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário