domingo, 16 de setembro de 2012

O Último Lobisomem

Autor: Glen Duncan

Sinopse:
Jacob Marlowe é um lobisomem solitário, o último da sua espécie. Há duzentos anos que vagueia pelo mundo, escravo dos seus apetites ferinos, que o condenam a devorar um humano a cada nova lua cheia. Mesmo sabendo que irá pôr fim a uma lenda com milhares de anos, Jacob pensa no suicídio. No entanto, em breve Jacob descobre uma razão muito mais forte para querer continuar a viver, quando se apaixona por Tallulah, a última lobisomem. Sangrento, brilhante e sensual, este thriller, que reúne romance e mistério, impõe-se como uma nova e poderosa versão da lenda dos lobisomens.

Opinião:
A melhor surpresa do ano...
A literatura foi tão inundada por vampiros, zombies e lobisomens, a grande maioria ínsipida e demasiado juvenil, que nos esquecemos do poderoso folclore que envolve estas criaturas. Não é por acaso que tenham surgido de tantas formas na cultura das últimas décadas. São realmente personagens riquíssimas se devidamente exploradas.
A história não é complexa: Uma associação tem caçado lobisomens até sobrar apenas Jacob Marlowe, que se sente tentado em deixar terminar a sua raça em pouco menos de um mês, colocando-se à mercê da prata inimiga. 
Um princípio simples, mas que já dá espaço para reflexões bastante humanas de alguém que apenas se sente como um monstro.
A partir daqui, Glen Duncan surpreendeu-me a cada capítulo. Deixo-vos tentar imaginar, com o máximo pormenor possível, a imagem de um lobo humanóide a devorar uma pessoa. Garanto-vos que, apesar do esforço, nas páginas deste livro encontrarão imagens bem mais vívidas. Da mesma forma, o reencontro súbito com o amor acrescenta uma dimensão inesperada à vida do "Último Lobisomem".
Ah, e o final... Brilhante!

Voltando ao início, a melhor surpresa do ano. Quero o filme e o resto da obra de Glen Duncan. O mais rápido possível.

2 comentários:

  1. Olá Elphaba:

    Só espero que não passe despercebido. Para a Presença nos trazer os outros!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar