sábado, 22 de junho de 2013

Destinos Interrompidos

Título: Destinos Interrompidos
Autora: Lissa Price
Editora: Planeta

Sinopse:
Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes - seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.
 
Opinião:
"Destinos Interrompidos" segue a tendência recente de criar mundos pós-apocalípticos em que as sociedades se tentam reconstruir de diversas formas. Depois de "Os Jogos da Fome", uma série que conquistou os leitores e agora ganha espaço no cinema, é difícil arranjar espaço para novas séries. Relembrando o quanto gostei da trilogia de Katniss, era preciso algo especial para me prender.
Mas desde o momento que comecei, só descansei quando soube o Destino de Callie. Se espreitarem a sinopse, devem concordar que a ideia é genial e retorcida: idosos a alugar corpos de jovens, uma forma assustadora de prolongar a vida. Partindo de um princípio tão promissor, o resto vem por arrasto. Todo o livro é uma batalha de desespero: o desespero dos Terminantes por voltar às emoções perdidas, e o desespero dos Iniciantes por algo muito mais básico: comida. Apesar da profundidade dos problemas sociais que este negócio levanta, o livro continua a ser virado para o público juvenil e muita da violência que poderíamos esperar fica subentendida.
Quando se começa a esgotar o tema do aluguer de corpos, surge a luta para acabar com esse negócio. Callie acorda a meio do aluguer, e descobre um mundo de riqueza, de superficialidade, mas parece que se prepara um assassínio algures. E assim se reacende a acção.
Esta é a magia de Lissa Price. Não arranjou apenas uma boa ideia, consegue acender novos focos de atenção a cada capítulo e o final começa-se a antever ainda a meio da leitura, pelo que se torna impossível de largar.

Um novo livro se seguirá, e esta poderá ser mais uma série vencedora, se mantiver a qualidade deste primeiro título.

Sem comentários:

Enviar um comentário