quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pôr a Casa em Ordem

Título: Pôr a Casa em Ordem
Autor: Matt Ruff
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Andy nasceu em 1965 e foi assassinado pouco depois pelo padrasto. Mas não foi um homicídio vulgar. Apesar da tortura que o matou ter sido real, a morte de Andy não o foi. Apenas a sua alma morreu e, quando morreu, quebrou-se em pedaços. Depois os pedaços tornaram-se em almas por si próprias, e co-herdeiras da vida de Andy Gage…

Enquanto Andy lida com o mundo exterior, mais de uma centena de almas partilham uma casa imaginária dentro da sua cabeça, esforçando-se por manter uma existência ordeira: Aaron, a figura paterna; Adam, o adolescente irresponsável; Jake, o rapazinho assustado; tia Sam, a artista; Sefaris, o defensor; e Gideon, que se quer livrar de todos e tomar conta da casa.

Opinião:
Este foi um dos livros sugeridos pela Saída de Emergência para o "Desafio de Verão". Relembro que a ideia é lermos títulos que as editoras pensem que não terão recebido a atenção que mereciam.
Foi com expectativas elevadas que comecei a leitura, apesar de um pouco renitente devido à dificuldade do tema. Não é fácil, nem para um escritor nem para o leitor, entrar no mundo da personalidade múltipla sem se julgar no mesmo caos em que as personagens se encontram.
Mas a verdade é que este livro é magnífico, e estará certamente no meu Top 10 ou 5 deste ano. 
O primeiro "choque" que terão de enfrentar é que, na verdade, o Andy Gage que protagoniza grande parte do livro, não existe. Ou seja, é apenas uma das almas que habita o corpo de alguém cuja alma já morreu, às mãos dos abusos do padrasto. Mas alguém tem que cuidar do corpo e Aaron, o "pai" de Andy, está a treiná-lo nessa tarefa. Dificultando-lhe a vida, temos todas as outras almas, que habitam uma mansão dentro da consciência do corpo, construída por Aaron para conseguir algum tipo de organização.
Isto é apenas o início de uma fantástica exploração daquilo que pode ser o interior de uma alma fragmentada. Talvez longe de rigor psicológico, mas se há autores que criam apenas uma boa personagem por livro, Matt Ruff criou dezenas, todas no mesmo corpo. Entretanto Andy encontra alguém com o mesmo problema, mas que ainda não construiu a sua casa, e vive num caos desesperante.
Apenas com a ajuda de todas as almas poderá ajudá-la, enquanto evita que a sua própria casa desmorone, e enquanto visita as origens do corpo que habita e o terror que esteve na sua origem.

Um dos melhores livros em que tropecei, intenso, interessante, imaginativo, viciante... E a verdade é que não há qualquer desafio em lê-lo num sopro.

Sem comentários:

Enviar um comentário