quinta-feira, 24 de outubro de 2013

As Aventuras de Tom Sawyer

Título: As Aventuras de Tom Sawyer
Autor: Mark Twain
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
As Aventuras de Tom Sawyer (1876), o clássico de Mark Twain, narra as aventuras de um jovem rapaz no Sul dos EUA, antes da Guerra da Secessão.
Tom vive com a sua tia Polly e o seu meio-irmão Sid na cidade de St. Petersburg, nas margens do Mississípi. Em várias tropelias e aventuras, Tom e os seus amigos procuram tesouros em casas assombradas, escondem-se numa ilha deserta e anseiam ser piratas e ladrões. E quando Tom e Huck visitam à noite um cemitério, pois crêem que tal passeio é uma cura milagrosa para as verrugas, e testemunham um assassinato, não têm outro remédio senão fugir de St. Petersburg.
Obra clássica de Mark Twain, As Aventuras de Tom Sawyer é um dos mais vivos retratos das aventuras da infância e da juventude e conserva a sua frescura e vivacidade. Em suma, uma obra intemporal.

Opinião:
Aqui está o regresso à infância em cento e tal páginas. É inevitável sentir nostalgia simplesmente ao ouvir o nome "Tom Sawyer" e relembrar os anos em que o via animado na TV e recriava algumas aventuras, com menos arte, claro.
Sinto que é tardia a leitura deste livro, não por não ter gostado, mas porque acho que teria sido uma leitura importante na infância. A literatura juvenil tem, felizmente, cada vez maior quantidade e qualidade à disposição, porém este é realmente um clássico merecedor do seu lugar.
Haverá talvez algumas temáticas que nos escapam. Mark Twain tentou recriar o ambiente do Sul dos EUA e penso que o terá feito exemplarmente. Por cá não nos identificaremos com alguns pontos, mas há sempre a mente infantil e essa é universal.
Há momentos deliciosos no livro, à parte da história principal, como aquele que ilustra a capa desta nova edição. É brilhante a forma como Tom convence os seus amigos a caiar a cerca por ele, apenas fingindo que está a ter um dos melhores divertimentos da sua vida. E apesar das tropelias mantém um curioso sentimento de justiça, que o leva a enfrentar um assassino e, pior ainda, cem vergastadas do professor.

Imaginem que num livro tão simples, cabem temas como a pobreza, o álcool, a justiça, a coragem, observados pelos olhos perspicazes de uma criança e assim se percebe porque é que Tom Sawyer não envelhece, mesmo com quase 150 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário