sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Por Favor Não Matem a Cotovia

Título: Por Favor Não Matem a Cotovia
Autora: Harper Lee
Editora: Difel

Sinopse:
Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância. Recentemente, alguns dos mais importantes livreiros norte-americanos atribuíram grande destaque ao livro, ao elegerem-no como o melhor romance do século XX.

Opinião:
   Aclamado como um dos maiores romances americanos do século XX, "Por Favor, Não Matem a Cotovia", este livro tem espreitado por entre os restantes no meio da estante. Sabendo da sua presença, estava segura de que um dia o teria entre as minhas mão, tendo o prazer de me perder nele, pelo que fui adiando esse momento, para com ele adiar o fim da leitura...
   Recentemente, um projecto caseiro para melhorar o nosso conhecimento cinematográfico, trouxe até nós o filme de 1962 baseado neste romance. Recusei-me a ver o filme sem ler antes o livro, pelo que os seus dias na estante estavam contados!
   Ler este livro é mergulhar de cabeça num mundo completamente novo! Acompanhar Scout no seu mundo e, através dela, conhecer o seu irmão Jem, o seu pai Atticus, os seus amigos de infância e os seus vizinhos, é fantástico! Harper Lee escreve como quem recorda, trazendo a cada nova frase emoções e sensações tão genuínas e tão inocentes que é impossível ficar indiferente. O drama da injustiça motivada por preconceito e a forma como esse é visto pelos olhos de uma criança é refrescante.
   Será, sem dúvida, um dos melhores livros que já li.

   Já agora, o filme é, igualmente, delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário