quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Triplo

Título: Triplo
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
No ano de 1968, Israel esteve por detrás do desaparecimento de 200 toneladas de urânio, material destinado a dotar o Egito da bomba atómica com a ajuda da União Soviética. Contudo nunca se conseguiu determinar como é que um carregamento daquele minério, suficiente para produzir 30 armas nucleares, desapareceu no mar alto sem deixar provas que comprometessem Israel. Follett pegou nesta enigmática ocorrência e criou a partir dela um thriller único, onde um suspense de alta voltagem se combina com factos históricos.

Opinião:
Num dos seus romances mais antigos, e um dos responsáveis pela sua já longa e reconhecida carreira, Ken Follett parte de um "simples" acontecimento - o desaparecimento de 200 toneladas de urânio nos tempos quentes do conflito israelo-árabe - para explorar de forma exímia a vida dos agentes secretos de cada uma das facções.
Há vários pontos de interesse histórico, eu gostei particularmente dos pormenores do trabalho dos espiões, como as manhas em seguir alguém ou despistar um "sombra", as falsas identidades, a coação, etc. É curioso perceber as diferenças entre as várias partes envolvidas, nomeadamente os israelitas, os russos e os árabes e a forma como pode ser uma incógnita perceber para que lado trabalha alguém, com tantos agentes duplos e até "triplos". Também é muito bem explorada a face menos pessoal de toda a tensão internacional, ajudando-me a perceber melhor este conflito com décadas de duração.
O engenho do autor em criar um curso de acção credível para o roubo de 200 toneladas de urânio não será inferior ao de quem realmente o conseguiu fazer! Acompanhamos o agente Nat em todos os seus passos, conseguindo aos poucos tornar possível a sua missão, ao mesmo tempo que recuperava a vitalidade que perdera num campo de concentração nazi.
Todo o trabalho de investigação é sublime, como sempre, e somos ainda brindados por cenas de acção altamente tácticas ou simplesmente a velha luta corpo-a-corpo.

No geral, mais um fenomenal livro de Ken Follett que se mantém infalível em conjugar pesquisa histórica com imaginação. 

Para mais informações sobre o livro Triplo, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário