segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Médico e o Monstro

Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert L. Stevenson
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
O Médico e o Monstro continua a ser uma obra cujo interesse parece inesgotável (quer em livro quer em filme), e, se o tema é eterno – os pólos opostos que dividem a alma humana, a luta entre o seu lado bom e o seu lado mau - , não há dúvida de que Stevenson conseguiu retratá-lo admiravelmente.
A presente obra apresenta-nos o Dr. Jekyll, um médico que descobriu como o homem pode transformar-se num outro ser com o poder de maximizar a capacidade de praticar o mal, latente em todos os humanos. Mas também é possível ao monstro voltar a ser o homem original, dotado da faculdade de se arrepender e de um sincera vontade de fazer o bem. Porém, o impulso para o crime acaba sempre por vir à superfície, e o monstruoso e satânico Mr. Hyde chega a dominar o amável Dr. Jekyll, até que se atinge o ponto da ruptura nesta dualidade…

Opinião:
Este é um daqueles clássicos que de tanto vermos adaptações sob a forma de filme, banda desenhada, desenhos animados, acabamos por ir adiando a leitura, pensando que nada trará de novo. Um grande erro! Se Mr. Hyde é uma (ou duas) das personagens mais memoráveis da literatura mundial, isso deve-se à genialidade dos seus criadores, o autor e Dr. Jekyll. Portanto, não há outra forma de o conhecer melhor do que pelas imortais palavras de Robert L. Stevenson.
A ideia por trás da história é curiosamente simples, mas espantosamente intrigante. Um bondoso médico arranja forma de se transformar num indivíduo completamente diferente, trazendo apenas à superfície aquilo que de negro encerra dentro de si. Assim, nasce o Monstro, com forma humana, mas completamente desprovido dos valores que nos permitem viver pacificamente em sociedade.
O relato não é linear, e vamo-nos apercebendo da história pelo relato espaçado de testemunhos. Só no fim conseguimos atar todas as pontas. Apesar de já ter sido há muitos anos, tenho ideia de que "A Ilha do Tesouro" também vai deixando soltar os seus segredos aos poucos. 

Um estilo semelhante em duas histórias tão distintas e irremediavelmente imortais, mostram a razão de Robert Louis Stevenson ser um dos autores mais perenes no tempo e no espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário