quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Segredo da Casa de Riverton

Título: O Segredo da Casa de Riverton
Autora: Kate Morton
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?

Verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.

Inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.
Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.
Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor. 

Opinião:
Kate Morton é uma grande favorita minha. Tendo lido já vários dos seus livros mais recentes, com um saldo muito positivo, guardava este "O Segredo da Casa de Riverton" como uma criança guarda um doce que teme por comer, porque vai acabar.
No entanto, tendo surgido oportunidade, agarrei-me ao livro com unhas e dente e rapidamente dei comigo a devora-lo, como se o amanhã não existisse.
Este terá sido o primeiro sucesso da autora, escrevendo o seu nome na lista de favoritos de leitores por todo o mundo. Apesar de ser o primeiro, não consigo acha-lo menos em qualquer dimensão, em relação às suas obras posteriores.
De forma inteligente, a autora entrelaça presente e passado, privilegiando o inicio de século britânico, decadente na desconstrução da sociedade feudal como esta era conhecida. Brincando com uma família em fragmentação, faz crescer no leitor uma ansiedade galopante, que acompanha a intensificação da trama e o crescimento dos personagens. Não deixando antever o desenrolar final, conduzindo-nos numa viagem vertiginosa pelas últimas páginas até um clímax brilhante.
Escrever sobre as personagens ou sobre a história, seria lascar o brilho que este livro terá para quem quer que o leia. Mais uma obra absolutamente deliciosa, envolvente e empolgante, que vem cimentar o nome desta autora entre aqueles que me fazem brilhar os olhos com excitação.

Uma companhia deliciosa para qualquer veraneante. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário