segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Os Anjos Morrem das Nossas Feridas

Título: Os Anjos Morrem das Nossas Feridas
Autor: Yasmina Khadra
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.
Opinião:
Este livro chegou-me às mãos após contactarmos a Bizâncio no âmbito do nosso "Desafio de Verão". Pretendíamos um título de qualidade acima da média, mas que tivesse passado despercebido da maior parte dos leitores. Prontamente nos sugeriram qualquer título de Yasmina Khadra, pois já são vários editados pela Bizâncio. Em seguida vou tentar explicar-vos porquê.
Yasmina Khadra escreve como um Deus. Consegue penetrar no âmago da mais simples ou da mais intrincada alma humana e explaná-las em metáforas brilhantes que nos abrem as portas dos mais íntimos sentimentos. O livro começa com a caminhada do protagonista até à forca, só então, retrospectivamente, vamos percebendo o caminho que levou um jovem inocente a ser condenado pelo seu próprio estado. 
Apercebemo-nos que não são necessários grandes acontecimentos na vida de uma criança para que o seu percurso seja desviado em direções inesperadas. É em pequenos desentendimentos, pequenas batalhas travadas no choque entre humores, que uma criança se vê atirada para o mundo do pugilismo, da riqueza, até se aperceber que se trata apenas de um animal de estimação dos que o aplaudem ou apupam.
Para além de ser um mapa da mente humana, este livro tem uma vertente histórica bastante esclarecedora, relembrando-nos o racismo sufocante que sofriam os habitantes das antigas colónias. Se estão melhor agora, é outra discussão...

Um dos melhores livros que li nos últimos anos, sem a menor dúvida. Fez-me correr as estantes em busca de outros títulos do autor e só pararei após ter lido a obra completa, assim o tempo me permita...

Sem comentários:

Enviar um comentário