domingo, 9 de novembro de 2014

Longbourn - Amor e Coragem

Título: Longbourn - Amor e Coragem
Autora: Jo Baker
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Para todos os que admiram a obra de Jane Austen, esta é uma oportunidade única de revisitar o seu universo, mais concretamente o de Orgulho e Preconceito, mas numa perspetiva completamente nova. Jo Baker conseguiu a proeza de pegar num clássico e reimaginá-lo, com brilhantismo, a partir do ponto de vista dos criados. Enquanto no andar de cima tudo gira em torno das perspetivas de casamento das meninas Bennet, no andar de baixo os criados vivem os seus próprios dramas pessoais, as suas paixões e angústias. À semelhança da obra que a inspirou, também Longbourn é uma história de amor apaixonante e uma comédia social inteligente, que nos dá a conhecer o quotidiano daqueles que serviam nas mansões rurais inglesas do século XIX. Uma obra admirável, que capta na perfeição a atmosfera da Inglaterra de Jane Austen.

Opinião:
Para uma fã de Downton Abbey, Longbourn é um livro apaixonante. Da mesma perspetiva priveligiada da criadagem sobre as suas tarefas e sobre os seu senhores, somos conduzidos entre mãos gretadas e pés gelados, pelos corredores elegantes de uma família relativamente privilegiada na sociedade aristocrática inglesa. Para quem vê séries do género, percebe-se que, apesar da posição social, não se trata de uma família muito abastada, com pessoal reduzido e sobrecarregado, que acumula funções desgastantes e dolorosas sem sequer considerar a possibilidade de existir alternativa à sua realidade, chegando mesmo a considerarem-se como verdadeiramente afortunados. Comida, abrigo e uma família emprestada parece ser tudo o que precisam...
Eventualmente, há momentos de desafio a esta realidade, devaneios e conjeturas sobre o que poderia ser assaltam as almas mais jovens que voam além do muro da propriedade em pura curiosidade como é característico dessas idades. É nesta fase que conhecemos Sarah, uma das criadas da familia imortalizada por Jane Austen. E é da perspetiva dela que vamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, que nos mostram a outra vertente do romance naquela época - o romance dos pobres, sem vestidos finos e sem bailes belíssimos, com roupas sujas e remendadas e sorrisos roubados entre momentos de labor que já não imaginamos ser necessário.

Não sendo conhecedora da obra de Jane Austen, não tenho como integrar a obra à sombra da sua inspiração. No entanto, como leitora, acho que este é um romance que entretém e que pode trazer sorrisos, arrepios de medo e indecisões, assim como uma forte sensação de reconhecimento para com a maioria das personagens, sendo fácil torcer para que tudo acabe em bem. Provavelmente, algumas das situações descritas seriam impensáveis na época, mas a bem da estória, a autora terá feito vista grossa sobre esses pormenores.

Uma boa leitura para acompanhar tardes de chá, sofá e cobertores com chuva incansável lá fora!

Para mais informações sobre "Longbourn", clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário