sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Bicho-da-Seda

Título: O Bicho-da-Seda
Autor: Robert Galbraith
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Quando o escritor Owen Quine desaparece, a sua mulher contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike. De início pensa que o marido se ausentou por uns dias - como já acontecera anteriormente - e recorre a Strike para o encontrar e trazer de volta a casa.
No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais.
Quine tinha acabado de escrever um romance onde caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas - pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo. E quando Quine é encontrado, brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, começa uma corrida contra o tempo para tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado...
Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor, O Bicho-da-Seda é o segundo livro desta aclamada série protagonizada por Cormoran Strike e pela sua jovem e determinada assistente Robin Ellacott.

Opinião:
Quando escrevi a opinião de "Quando o Cuco Chama" terminei-a com a convicção que ainda leríamos mais casos de Cormoran Strike. J. K. Rowling e o seu alter ego, Robert Galbraith, não me desiludiram, e eis que nos chega "O Bicho-da-Seda".
Strike volta porque efectivamente é um protagonista cuja história merece ser explorada. Perdeu uma perna na guerra, volta e meia fica até impossibilitado de colocar a prótese e a sua mobilidade limita-se às canadianas, meio de transporte pouco recomendado na neve de Londres. A sua vida amorosa está em cacos e a vida familiar não é melhor. É um investigador inteligente, competente e teimoso, mas não deixa de ser um homem a lutar contra as suas mazelas, contrastando com alguns protagonistas eternamente felizes e invencíveis.
Robin cresce neste segundo livro, tanto na sua importância para a resolução do caso, como no interesse que a sua vida pessoal desperta. 
Ambos estão magnificamente acompanhados por um leque de intervenientes únicos e carismáticos. Cada um tem os seus traços, tiques e manias, o que se nota até na linguagem
Pessoalmente, apreciei mais o caso deste livro. Mais negro, bastante macabro e levanta mais questões do que a clássica "Quem foi?". E a resposta a esta não é nada fácil de adivinhar. Ainda agora me interrogo como deixei passar todas as pistas... O mistério mantém-se até muito próximo do final do livro e os últimos capítulos, que desvendam grande parte da intriga, são estonteantes.
Enquanto lia "O Bicho-da-Seda" pensei que em vários livros da saga Harry Potter se encontram traços de romances policiais e por algumas vezes só descobríamos onde se escondiam os aliados de Voldemort mesmo no final do livro. Será que Rowling sempre foi uma escritora de Policiais disfarçada de escritora de livros juvenis?

Uma nova amostra da extraordinária capacidade da autora de contar histórias e de criar novas vidas. Mais uma vez, fica a vontade de novos livros de Cormoran Strike.

Para mais informações sobre "O Bicho-da-Seda", clique aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário