quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Limite

Título: Limite
Autor: Frank Schatzing
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Maio de 2025: o fornecimento energético da Terra parece estar assegurado, desde que os Estados Unidos começaram a extrair Hélio-3 da Lua. As tecnologias pioneiras da corporação gigante Orley Enterprises revolucionaram a aeronáutica; americanos e chineses disputam direitos de exploração numa renhida corrida espacial.
A ação transporta-nos para o meio das tumultuosas guerras mercenárias africanas, uma contenda pelo petróleo e energias alternativas, onde imperam ambições de domínio espacial - acabando depois na Lua, onde um grupo de viajantes de Orley se vê subitamente confrontado com uma ameaça mortífera.

Opinião:
Aqui está um livro intimidante. Tem um pouco mais de 1000 páginas e não faz nada por disfarçá-lo. É mesmo um pesado calhamaço! Juntei coragem para lê-lo durante uma longa viagem de comboio e ainda bem que o fiz!
A história passa-se em 2025 e tenta juntar um pouco de vários géneros. O principal será a ficção científica, mas mantendo uma base bastante credível e com excelente suporte nas possibilidades de evolução da tecnologia que se conhece atualmente. Grande parte da ação decorre na Lua e levanta questões muito interessantes sobre quem serão os "Donos da Lua". Apesar da distância, conflitos entre nações poderosas no nosso satélite poderão ter consequências dramáticas no nosso planeta. O tema principal é a busca por uma alternativa aos combustíveis fósseis, mas o que mais me fascinou foi o conceito (já conhecido e discutido) da construção de um elevador para o espaço. Parece ainda inatingível, porém parece que não estamos assim tão longe!
Este é também um bom policial. Quando não acompanhamos o grupo que está na Lua, seguimos um investigador privado a trabalhar na China. Os capítulos que seguem este detetive são menos teóricos e mais acelerados. Há investigação, perseguições, assassínios, pedofilia... 
Junta-se ainda a sempre presente questão política, o jogo de interesses entre governos e grandes companhias e a forma como o destino do Planeta está em meia dúzia de mãos pouco escrupulosas.
O autor consegue manter o nível da escrita, quer seja a descrever tremendas cenas de acção, quer seja na disposição de factos científicos e históricos.

É uma obra bastante completa, que ensina, faz sonhar com o futuro e prende o leitor mantendo suspense por todo o livro. Acredito que seja difícil ganhar coragem de lhe pegar, mas acho que quem começar a leitura não descansará (literalmente) até chegar ao final.

Sem comentários:

Enviar um comentário